T48 - Novembro 19
Corte & costura

Júlio Magalhães

De malas aviadas
As feiras internacionais são uma boa oportunidade
para as empresas
promoverem
os seus produtos
Pedro Lima

"O mercado está a mudar constantemente, e a adaptação a ele e aos seus clientes é a única opção para continuar a trabalhar", explica Pedro Lima, Sales Manager da Lantal Textiles

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omo empresa exportadora, quais são actualmente os mercados mais importantes para a Lantal?
Na coleção para Vestuário são a Itália , Espanha, Alemanha, USA e França. Já na coleção Decoração são a França, UK e Itália, enquanto na coleção Transportes são a França, Alemanha e Suiça.

São uma empresa veterana mas em constante renovação. Há razões específicas para isso?
Como na vida de uma pessoa, numa empresa há momentos importantes que serão fulcrais para o futuro. Uma empresa nasce, amadurece, instala-se no mercado, mas se não introduzir mudanças ou melhorias tende a ficar estagnada. O mercado está a mudar constantemente, e a adaptação a ele e aos seus clientes é a única opção para continuar a trabalhar. Isso não significa que o que se está a fazer esteja errado, mas há momentos em que se deve fazer alterações.

Os principais destinatários dos vossos produtos têm mudado muito ao longo dos tempos. Qual é hoje o segmento alvo?
No nosso tipo de produtos, e dado o estado atual da economia, ter um público-alvo bem definido é realmente importante. Seja qual for o nicho específico da marca, cada um dos seus clientes é um indivíduo – e eles merecem ser tratados como tal. O nosso segmento habitual é o médio alto.

O Brexit é um tema recorrente para quem trabalha com o Reino Unido como a Lantal. Quais são as expectativas que têm neste momento?

De momento, de muita preocupação. Já verificámos queda nas vendas este ano e a situação pode piorar em caso de saída forçada, ou seja Hard Brexit. Nesse caso, sem um período de transição, seria muito prejudicial para as exportações.
Com a saída, em teoria será necessário retomar o controlo físico aduaneiro com as consequências negativas que daí advêm. Tudo ainda é possível, mas já há efeitos irrecuperáveis para este ano de 2019.

Num mundo globalizado e em constante revolução qual é ainda a importância da presença da vossa empresa em feiras internacionais?

Além da constante mutação, a moda está em constante ascensão no muno inteiro e as feiras de moda internacionais são uma alternativa credível para as empresas poderem apresentar os seus produtos e angariar novos contactos. Hoje mais do que nunca, não nos podemos esquecer de que tudo que organizamos deve ter um cunho humano e cada vez mais apostar no marketing relacional, e as feiras internacionais são uma boa oportunidade de promover a empresa e produtos chegando a um vasto e heterogéneo número de clientes.

Perfil

Pedro Lima, 65 anos, Sales Manager da Lantal Textiles, SA (ex-Gierlings Velpor), há 40 anos na têxtil, uma actividade que abraçou depois do curso de Economia (na FEP) e já o fez correr meio mundo - “mas falta ainda o outro meio, principalmente Argentina e Austrália onde ainda tenho que ir”. Nos entretantos, tal como a música, também tem dois amores. Um é o golfe e o outro são dois netos que, para já, lhe deu a Patrícia, a filha mais velha, enquanto o Pedro, o segundo, ainda saltita pelo mundo ao sabor da profissão.

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