T3 NOVEMBRO 2015
Corte & costura

Júlio Magalhães

Fernanda Maria Valente
“Recomendo começar por feiras e aí aprender com as reações dos clientes”
Fernanda Maria Valente

A administradora da Fernando Valente tem 53 anos e é jurista. Com o pai aprendeu tudo sobre têxteis e a capacidade de ver o mundo. Da mãe herdou a humildade, educação e capacidade de se superar

A
A

inda é precisa muita valentia para ser industrial têxtil em Portugal?

Eu herdei o nome e francamente gosto muito de ser Valente porque algum dos meus antecessores deve ter sido valente e louco. Porque cá em casa de valente e louco todos temos um pouco…  e eu não sou excepção. Só isso explica tantas gerações e tanta insistência de industriais têxteis na família. 

Quais são as vantagens de ser uma empresa familiar?

Discutimos com mais paixão (risos) porque todos somos Valentes e loucos…,, mas também nos conhecemos melhor, fomos educados da mesma forma e somos muito leais o que facilita nos momentos difíceis, quando é mesmo preciso reagir rapidamente e flexibilizar o negócio.  Agora muito a sério o capital familiar é prudente e paciente, as empresas são para durar e têm rosto. Podem e devem investir em projectos a longo prazo. Francamente vejo muitas vantagens, mas é obvio que desgasta mais as relações familiares e torna as decisões mais difíceis porque a parte emocional tem uma componente mais forte na decisão.

Que primeiro conselho daria a uma empresa que quiser começar a exportar e a internacionalizar-se?

Procurar um mercado em que o seu produto tenha potencial, falar com outros empresários já instalados e recorrer ao serviços da ATP e da ASM. Com essas bases aprender a apresentar o produto e ir à luta. Eu recomendo começar por feiras e aí aprender com as reacções dos clientes que têm a amabilidade de reagir.  Demora tempo mas a persistência é o middle name de qualquer empresário.

O desempenho da ITV depende muito do governo que saiu das eleições? Posso perguntar-lhe ao contrário : acha que algum governo tem tido influência significativa na performance dos têxteis e nos tenha facilitado o negócio? Acho que a ITV portuguesa vale por si.

É fácil para uma mulher trabalhar no reino da roupa interior?

Até me esqueço que sou mulher a trabalhar, mas a pergunta é tendenciosa… Trabalho nesta área há 32 anos… e trabalho outras áreas de produção. O  que é difícil é ser industrial, isso considero que sim, é uma profissão de alto risco.

Onde é que acaba a intimidade e começa a roupa íntima?

A intimidade é aquilo que nunca ninguém viu de mim e é sagrada, a roupa muda todos os dias como os mercados….

Perfil

Jurista de formação, é administradora da Fernando Valente e Ca Lda , empresa criada em 1977 pelos pais e que hoje ela partilha com os dois irmãos. Do pai, empreendedor e técnico de referência no têxtil em Portugal, herdou os valores, a tranquilidade irrequieta e tudo o que aprendeu sobre têxteis e a capacidade de ver o Mundo. Com a mãe aprendeu sobretudo a humildade, a capacidade de se superar e a educação

Partilhar