T40 - Fevereiro 19
Corte & costura

Júlio Magalhães

A novo moda Portuguesa
Somos vistos pelas marcas de moda globais não como fornecedor de artigos baratos mas como parceiro criativo
Dolores Gouveia

Consultora em Tendências, Design e Marketing de Moda, Dolores Gouveia, 50 anos, fala-nos do excelente estado da moda em Portugal e dos projectos para o futuro.

C
C

om a longa experiência no universo da moda, o que achas que mudou na moda portuguesa na última década?

A moda em Portugal tem feito um trajecto interessante, profissionalizou-se, ganhou dimensão e expressão nacional e de alguma forma internacional suportada por eventos como a Moda Lisboa (1991) e o Portugal Fashion (1995). De facto, estes eventos, os concursos que promovem e  as suas plataformas para jovens designers – LAB e BLOOM – alteraram o rosto da moda nacional contribuindo decididamente para que se desenvolvesse uma cultura de moda. Vejo a iniciativa Fashion Film Festival, por um lado como resultado deste interesse acrescido pelo fenómeno moda, por outro considero que contribuirá “didacticamente” para despertar a atenção para a dimensão comunicacional da moda.


Como está o estado actual do casamento entre a capacidade criativa dos designers e a capacidade comercial e produtiva da nossa indústria?

Existe um permanente conflito entre a visão dos criativos e a visão dos responsáveis pela produção e dos comerciais…têm mindsets diferentes! Os primeiros em princípio estão ou devem estar focados na diferenciação, na dimensão emocional/sensorial dos novos produtos e colecções, na coerência estética, na antecipação dos desejos dos novos consumidores, ensaiando pensar a longo prazo…os segundos estão preocupados em encontrar soluções para o hoje, produzir hoje, vender hoje…não se desligam desta orientação para o curto prazo.


Para quem anda tantas vezes pelo mundo da moda e do negócio têxtil internacional, concordas que a nossa imagem mudou radicalmente para melhor nos últimos tempos?

Sim, concordo que a nossa imagem mudou radicalmente para melhor. De facto, somos vistos pelas marcas de moda globais não como um simples fornecedor de artigos baratos mas antes como um parceiro criativo e de desenvolvimento, capaz de entregar inovação; como um parceiro produtor de artigos diferenciados e de qualidade superior. De observar que as empresas em conjunto com as Associações, designadamente a ATP e a ASM têm desenvolvido um trabalho valioso no sentido de comunicar a nova realidade da ITV nacional impulsionando esta transformação da percepção dos stakeholders internacionais sobre o Portugal do têxtil, vestuário e moda.

 
Trocaste o ensino pela vida e consultadoria nas empresas. Mudança está a valer a pena?

O mais importante são sempre os projectos, os desafios que estes me podem colocar e o potencial que apresentam para que possa colaborar na construção de algo novo, diferenciador. Mas confesso que sinto uma emoção especial por todos aqueles projectos em que sinto que estou a ajudar a formar novos designers ou a trabalhar para a Indústria de Moda Nacional como um todo…sinto esses projectos como uma missão.


Como responsável pela conceçao de diversos fóruns, qual é sua importância nas feiras nacionais e internacionais?

Os fóruns de representação nacional contribuem para esta nova imagem da ITV nacional, dando visibilidade à oferta dos nossos produtores, destacando a nossa capacidade criativa, inovadora e qualidade e de realizar produtos de moda que estão sintonizados com as tendências de moda internacionais. Os fóruns de tendências constituem um instrumento para dar visibilidade aos artigos dos expositores. Ser destacado num fórum é sempre importante porque distingue da concorrência e pode gerar novos contactos.

Perfil

Dolores Gouveia, 50 anos, Consultora em Tendências, Design e Marketing de Moda, é reconhecida pelo seu trabalho na vertente do desenvolvimento e estudo da cor. Tem uma carreira consolidada também como formadora, consultora e analista de tendências. Antiga responsável pelo Departamento de Design e Marketing de Moda do CITEX foi também coordenadora do concurso de Jovens Criadores PFN (Portuguese Fashion News), que é promovido pela Selectiva Moda

Partilhar