T34 Julho & Agosto
Corte & costura

Júlio Magalhães

Atenta à moda nacional
"Julgo que a moda portuguesa está há muitos anos de boa saúde. A evolução é notória"
Ana Guedes Rodrigues

Ana Guedes Rodrigues é fã dos têxteis e da moda nacional e mostra-se uma conhecedora do trabalho e talento de alguns designers portugueses. No entanto, a diretora de informação de informação do Porto Canal lamenta que nem sempre as empresas nacionais saibam comunicar com as redacções, especialmente em tempos de boas notícias.

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têxtil e vestuário aparece mais vezes nas notícias nos tempos de crise porque a Comunicação Social prefere as desgraças?

Os órgãos de comunicação social interessam-se por notí­cias . Ponto. Uma fábrica que fecha e leva 300 pessoas ao desemprego é obviamente notícia. Já números incríveis ligados à exportação ou uma inovação também podem ser notícia, mas têm de ser comunicados – e bem comu­nicados – às redações. Nós também gostamos de boas notícias! Acho é que a indústria têxtil tem de se vender melhor!

Para ter uma profissão como a tua não basta ser só bonita, pois não? Mas ajuda ?

Um jornalista de televisão não tem de ser bonito mas deve ter uma boa imagem, aquilo a que chamamos “ter um bom boneco”. A imagem conta muito porque é através dela que criamos a primeira impressão em quem nos vê no outro lado do ecrã. Uma roupa desadequada, um dente podre, uma cara em obras ou um cabelo desgrenhado ou oleoso podem provocar efeitos contrários aos pretendidos, como distração ou repulsa. Julgo que mais do que ser bonito, importa mesmo ter uma imagem atrativa.

No styling dos apresentadores do Porto Canal são consi­deradas as tendências de moda mais actuais, ou qualquer trapo serve ?

No Porto Canal, os apresentadores são tão bonitos que qualquer trapinho fica bem! 🙂 Agora a sério… No Porto Canal, como em todos os outros canais de televisão, há um responsável pelo guarda-roupa dos profissionais. É um consultor de imagem que pensa e escolhe os outfits tendo por base não só as tendências atuais, mas também o tipo de programa em causa e a imagem do apresentador.

Na tua opinião como anda a saúde da moda portuguesa em geral?

Julgo que a moda portuguesa está há muitos anos de boa saúde. Podemos ainda não ter uma capital da moda como Milão ou Paris, mas a nossa moda já chega a essas capi­tais há muito tempo e tenho a ideia de que nos levam a sério. Também por cá, a evolução da moda nacional é no­tória em eventos como o Portugal Fashion, que continua a apostar em grandes nomes mas também em estilistas emergentes. A indústria têxtil é que já esteve ligada às máquinas e hoje, felizmente, está de boa saúde, embora na minha opinião ainda a precisar de umas vitaminas.

Quais são os teus designers portugueses favoritos?

É difícil escolher porque temos muitos designers ótimos com os quais me identifico imenso, mas ultimamente tenho-me apaixonado pelas coleções da Alexandra Oliveira, da Pé de Chumbo, uma designer de Guimarães que tem feito um percurso de crescimento notório e prima pela originalidade sem que as peças percam a funcionalidade.

Perfil

A diretora de informação do Porto Canal nasceu no Porto, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. No final do curso, Náná (como é tratada por toda a família) estagiou na TVI, onde acabou por ficar a trabalhar, no Algarve e em Lisboa, e a dar nas vistas ao apresentar o Diário da Manhã. Casada com António Queirós (deram o nó em Marraquexe), tem dois gémeos, o António e o Afonso.

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