T15 Dezembro 2016
Corte & costura

Texto de Júlio Magalhães

Alexandra Macedo
"Temos profissionais de talento equiparável ao melhor que há nos outros países"
Alexandra Macedo

A Alexandra Macedo é diretora da Best Models e tem já 3 livros publicados.

N
N

o teu guarda-roupa, quais são os modelos best sellers que ainda guardas?
Os clássicos intemporais como a mala Chanel, o trench coat Burberry, os sapatos Miu Miu, os mocassins Tod’s e um casaco vintage que herdei da minha tia há muitos anos e que ainda visto.

Há quem diga que os manequins são os melhores cabides ambulantes da roupa. Os manequins da Best enquadram-se nesta definição?
A generalidade das pessoas acredita que bom modelo é o que desfila como se fosse um cabide, limitando-se a mostrar a roupa. Ora eu não concordo nada com isso. Os bons modelos transmitem o que lhes é pedido pelo estilista ou a marca – porque conseguem.

Nos últimos 25 anos tudo mudou na moda portuguesa. Os manequins colaboraram nessa mudança?
Vivi de perto essa mudança e contribuí para ela, pois trabalho em moda há mais de 30 anos. Os manequins foram uma peça fundamental nesta evolução. No princípio, como ainda não havia agências, tinham de tratar de tudo sozinhos, desde a sua promoção, à organização da agenda, à realização do trabalho e à boa-cobrança do cachet, etc.

No mundo dos modelos não falta alguma ambição em termos de internacionalização?
Já faltou mais! A mentalidade está a mudar. Há uns anos eram raras as modelos que queriam viajar – e ainda mais raras as que o faziam com sucesso. Hoje em dia há cada vez mais modelos com boas carreiras internacionais. Os rapazes sempre foram mais desprendidos. Temos, na Best, o caso do Nuno Lopes que acabou por ficar a viver em Los Angeles e constituir lá família.

Como é que vês a evolução da moda nacional?
De uma maneira geral, a moda portuguesa evoluiu de forma muito positiva a todos os níveis. Temos profissionais de talento equiparável ao melhor que há nos outros países. Os nossos criadores, marcas, cabeleireiros, maquilhadores, modelos, stylists, fotógrafos, produtores, etc, etc, estão ao mesmo nível – alguns até acima – dos concorrentes internacionais.

Ser manequim em Portugal já é uma profissão ou ainda só pode ser um part-time?
É uma profissão pois é uma carreira totalmente profissionalizada. No entanto, continua a ser um part-time para a maioria dos modelos, por diversas razões: ou porque têm outros objetivos de vida, ou porque não conseguem viver apenas disto, ou porque não querem entregar-se à moda a 100%. Ao contrário do que muita gente pensa, não é de todo fácil viver apenas de e para a moda.

Perfil

Diretora da Agência Best Models, vive no Porto com o marido, Nuno Eusébio, e dois filhos. Andava no 3º ano de Direito, na Católica, quando começou a trabalhar na produção e organização de desfiles na Eusébio & Rodrigues. Tem três livros publicados: “Manequins, Agências & Companhia”, “De Corpo e Alma - O Livro da Super Mulher” e ”12 Passos para Seres Modelo”

Partilhar