Uma lota que dá muita luta
T24 Setembro 2017
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Ao contrário dos amores de férias que se enterram na areia, o Lota Ibérica é um restaurante a que podemos ser fiéis em todas as estações.

Tenho muitos e bons clientes e amigos na zona de Guimarães e alguns também em Braga, para já não falar dos concelhos de Famalicão, Trofa e Barcelos, onde também são aos molhos. Falando com eles, aprendi que no Verão, haja incêndios ou não, uma esmagadora maioria dos residentes “emigra” para o litoral, em busca de paragens mais frescas e outras miragens. O que só fazem bem, na minha modesta opinião.

Segundo rezam as crónicas, os de Guimarães vão mais para os lados de Vila do Conde e os bracarenses arribam sobretudo na Póvoa de Varzim e Esposende.

Desde o ano passado podem contar nos seus domínios nortenhos de férias com um fenómeno de restaurante que seguramente os fará sentir em casa. Em pleno litoral poveiro, ao lado do edifício do famoso Casino da Póvoa e do castelo, surgiu um espaço magnífico onde vale muito a pena ir todo o ano, mas que nesta época tem outro encanto , como cantaria de certeza um estudante de Coimbra, depois de uma tainada neste Lota Ibérica.

Os donos e os petiscos são muito parecidos com a oferta do Los Ibéricos, em Leça da Palmeira, o que só os recomenda, porque saber copiar bem é sempre um negócio com alma, mesmo desprezando a falta de originalidade.

Lota Ibérica
Em pleno litoral poveiro surgiu um espaço magnífico onde vale muito a pena ir todo o ano
É o que podemos dizer desta Lota Ibérica, que depois de pôr os comes e os bebes na mesa, arrasa qualquer hipótese de comentário menos favorável.

Para se diferenciar do “mano” de Leça, o Lota Ibérica tem peixe de algumas maneiras e outras entradas, mais do que muitas. Mas como peixe não puxa carroça, há vários pratos de carne e de botas calçadas. O chuleton continua a revelar-se imbatível, mas o que não falta são delícias para animar a malta.

Se os pratos de presunto do melhor não lhe preencheram já o bandulho desde os aperitivos, poderá ser a hora apropriada para confirmar que o manchego da zona de Rueda, está a postos para ser uma boa forma de se retirar em beleza deste templo têxtil, versão férias de Verão.

Ao contrário dos amores de férias que se enterram na areia, o Lota Ibérica é um restaurante a que podemos ser fiéis em todas as estações.

RESTAURANTE
Lota Ibérica

Rua Tenente Veiga Leal, 209
4490-586 Póvoa de Varzim

Partilhar