Uma casa Vitoriana
T7 Março 2016
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Se eu fosse o Marco Paulo e tivesse que confessar em público que tinha dois amores, seria sempre do Porto e de Guimarães que a canção se faria. Fugindo das cidades para o futebol, a letra da música ficaria ainda melhor, porque falaria do Porto e do Vitória, que são duas palavras que ficam sempre lindamente associadas.

Quando tinha seis anos de idade e o meu pai tinha sido recrutado para Angola (para onde foi dois anos, como médico miliciano, levando a minha mãe e um irmão mais novo) , descobriram que eu tinha asma e não viram lugar melhor para a curarem que as Termas de Vizela. Que naquela época ainda era Guimarães…

Durante três meses de Setembro seguidos, fiquei em casa do dr. Hipólito Reis, que me albergou e era casado com uma vimaranense de gema. Que por sua vez tinha um irmão que era diretor do Vitória. Graças a ele,  a minha estreia num campo de futebol à séria foi no antigo estádio municipal de Guimarães e sei que é muito por causa disso que ainda hoje gosto tanto da cidade, do clube, dos vitorianos e… de muitos dos seus restaurantes .

Claro que manda a verdade que se diga que para gostar da Casa Florêncio não era preciso nada disto.

Florêncio
Na minha agenda gastronómica já está assinalada a urgência de voltar ao Florêncio
Nem sequer ter sido lá levado também pelo Ricardo Fernandes (e pelo Rui Maia) que fez questão que eu provasse o bucho recheado. O homem forte da Lion of Porches (e agora também da Decenio ) já sabia que não ia ser difícil eu gostar do bucho, mas foram tantas as iguarias que me deram a provar antes, de que destaco um fumeiro de eleição e um polvo divinal, que quase já não sobrava apetite para mais.

Não sei como será a minha próxima experiência sem a companhia destes vitorianos ilustres, mas na minha agenda gastronómica já está assinalada a urgência de voltar ao Florêncio, para me atirar ao arroz de coelho de cabidela e ao nispo de vitela estufado em vinho tinto. Imagino que com mais uma ou outra entrada, já não me sobrará “bucho” para mais!

RESTAURANTE
Florêncio

Rua Nossa Senhora Madre de Deus

4800-002 Azurém

Guimarães

Partilhar