TEMPEROS EM TEMPO DA PANDEMIA
T52 - Abril 20
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

No “Temperos da Zézinha”, em Matosinhos, a Zézinha que dá nome ao restaurante, e que já foi cozinheira chefe dos restaurantes o Valentim e o D. Peixe, é a verdadeira heroína

Como os meus estimados leitores decerto já repararam, os restaurantes – que são os principais protagonistas destas crónicas – deixaram de nos poder lá receber. Apesar da pandemia mantém-se a democracia e por isso para além dos maus e dos assim-assim , também os bons restaurantes que eu me prezo de vos apresentar ou recordar estão em modo #fiqueemcasa.

Como o nosso T está em modo continuar a trabalhar,  se é verdade que o vírus conseguiu impedir-nos de frequentar os restaurantes, em muitos casos não conseguiu impedir que os restaurantes vão até nós. Como também não conseguiu, era o que mais faltava, impedir que estas cantinas continuassem abertas para também levar até aos estimados leitores as minhas sugestões de vinho e gastronomia na boa restauração portuguesa.

Como o que está agora a dar é o take away, de que tenho usado e abusado, deixo aqui hoje as minhas primeiras impressões sobre esse novo sistema tendo escolhido para isso um restaurante que também é novo, e de abrir há tão pouco tempo, qualquer dia até se pode gabar de que já teve mais clientes fora de portas do que dentro de casa.

Refiro-me aos “Temperos da Zézinha” em Matosinhos, na rua Heróis de França, onde a verdadeira heroína é a Zézinha que dá nome ao restaurante.

O segredo é a açorda
Os secretos da Zézinha são acompanhados por uma das melhores açordas de coentros que comi em toda a vida
Esta Zézinha já foi cozinheira chefe de dois restaurantes na mesma rua e que aqui também já falamos, o Valentim e o D. Peixe. Desafiada a tornar-se independente, mal a Zézinha sonhava que pouco tempo depois ia acabar dependente desta nova forma de servir à distância.

Ao contrário de outras experiências que já conheci, a Zézinha tem a lista inteira à disposição dos clientes take away, embora seja a primeira a recomendar-nos um bacalhau à sua moda ou um robalo assado no forno quando acha que são realmente a melhor escolha do dia. Tudo isto acompanhado do que ela chama arroz à Serrão, porque fui eu – há um bom par de anos atrás – que a entusiasmei a trocar o estafado arroz malandrinho de grelos por uma malandrice muito mais a meu gosto que é um arroz seco, com legumes variados e um bom refogado.

Já agora eu também recomendo os secretos da Zézinha que são um segredo bem guardado e acompanhado por uma das melhores açordas de coentros que comi em toda a minha vida.

RESTAURANTE
Temperos da Zézinha

Rua Heróis de França 611

4450-159 Matosinhos

 

Partilhar