Não há bacalhau como o da Julinha
T58 - Novembro 2020
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

"O bacalhau da Julinha é antes de mais um bacalhau à moda de Braga. Só quando ele aterra na mesa confinado numa travessa à medida, imponente, ainda que quase tímido, meio escondido na cebola e na batata, é que nós percebemos que nunca comemos outro igual", revela Manuel Serrão

Roubei este título ao meu amigo e ilustre colaborador do T, José Augusto Moreira . Foi ele que numa anterior visita a este restaurante de referência da Trofa destacou esta ideia na crónica que então escreveu para a  Revista Fugas do jornal Público. O José Augusto é uma raposa velha do jornalismo dos prazeres e dos sabores portugueses e por isso também lhe fui roubar com a vénia devida esta subtil esperteza de falar de um bacalhau especial sem ter que dizer que é o melhor que já comeu.
Se repararmos bem (e na minha recente visita foi exactamente o que senti ) escrever  que não há bacalhau como o da Julinha o que isso quer dizer é que a Julinha tem um bacalhau diferente de todos os outros. Em bom rigor até podia ser diferente por ser pior, ou diferente para melhor, mas na verdade é por fazer a diferença que o destaque chegou ao título.
Aliás são os próprios anfitriões que com uma humildade notável se apressam a dizer que o bacalhau da Julinha é antes de mais um bacalhau à  moda de Braga.

O Bacalhau é rei
O tamanho aqui conta e muito, mas a maneira como o conseguem confitar como um todo ajuda a fazer a diferença
Só quando ele aterra na mesa confinado numa travessa à medida, imponente, ainda que quase tímido, meio escondido na cebola e na batata, é que nós percebemos que nunca comemos outro igual. O tamanho aqui conta e muito, mas a maneira como o conseguem confitar como um todo também ajuda a fazer a diferença.
Há que esclarecer que há mais Julinha além do bacalhau. Outros pratos ficaram para segundas núpcias, mas o cabritinho, o cozido e a vitela prometem. Quem tem um bacalhau como a Julinha, seguramente que também agradará e surpreenderá em outros pratos.
Finalmente para o final ficou-me mais uma dúvida quase cartesiana: como é que depois do bacalhau da Julinha, ainda houve quem fosse capaz de lhe comer a mousse de chocolate. Uma gula rematada.

RESTAURANTE
Restaurante Julinha

Dr. Avelino Moreira Padrão 1771

4785-605 Bougado Santiago – Trofa

Partilhar