Em honra do nispo
T28 Janeiro 2018
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Manuel Serrão ficou encantado com esta "taberninha", onde o nispo é rei. "Fosse eu um poeta e escreveria sobre este nispo o que Camões e Pessoa escreveram sobre o amor ardente ou o amor ao mar salgado", escreve.

O verdadeiro bispo do nispo é o meu amigo Miguel Esteves Cardoso, que numa das suas crónicas imperdíveis sobre a boa gastronomia portuguesa, imortalizou o nispo, dizendo dele o que Maomé gostaria de dizer do toucinho….se alguma vez o tivesse desejado provar.

Mesmo para alguém como ele, que nos dá a sensação de que já comeu tudo que há de melhor em todo o lado, a vida tem sempre algumas surpresas impressionantes. Por causa deste amante do nispo, como se confessa, já prometi a mim mesmo descobrir se ele já algum dia tropeçou nesta Taberninha do Chico, que se deixa conhecer facilmente por quem circule na estrada Esposende/Barcelos. E possua a dica certa, que é mais importante que qualquer GPS!

Dizem os entendidos – e bem – que as boas comidas e as boas receitas não têm terra fixa, mas posso-vos garantir, sem medo de ser desmentido , que se houvesse uma rota nacional do nispo, ela teria seguramente um ponto alto neste restaurante.

O nispo é rei
"Se houvesse uma rota nacional do nispo, ela teria seguramente um ponto alto neste restaurante"
Fosse eu um poeta e escreveria sobre este nispo o que Camões e Pessoa escreveram sobre o amor ardente ou o amor ao mar salgado, mas na Taberninha do Chico, não é só o nispo que nos arrebata, até o picante caseiro é bom. De comer e chorar por mais, literalmente.

Para quem tiver a oportunidade de seguir este meu conselho, ainda antes de se apaixonar pelo nispo vai poder provar umas pataniscas de bacalhau divinais e se tiver a sorte que eu tive, guardar lugar no estômago… ou na agenda, para um galo estufado ou em arroz de cabidela, que são duas coisas que não me saem da cabeça desde a última vez que lá fui, pela mão dos meus amigos da NGS, que têm o privilégio de ter as suas instalações na mesma estrada desta Taberninha do Chico.

RESTAURANTE
Taberninha do Chico

Alívio, Perelhal
4750-622 Barcelos

Partilhar