Casava com esta nora
T16 Janeiro 2017
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Quando digo que este restaurante tem a marca afonsina é isso que quero dizer: tudo o que lá nos espera, da comida ao espaço, passando pelo serviço e pela hospitalidade bem disposta da dona da casa, é de uma autenticidade comovente!

O Antigo Nora do Zé da Curva é uma das instituições de Guimarães, a dois passos do centro histórico e do estádio do Vitória. Não foi propositado, mas uma das últimas vezes que lá fui aconteciam as Festas Afonsinas. Se há quem goste de juntar o útil ao agradável, imaginem só o prazer que existe em juntar o agradável… ao muito agradável!

As festas medievais, que ficaram famosas a partir do castelo da Feira, são hoje um produto turístico muito em voga e até já a roçar a saturação. Mas a estas afonsinas só as confundirá com essas festas medievais quem nunca lá pôs os pés. Depois de todas as recuperações, temos de dizer que o Centro Histórico de Guimarães estava mesmo a pedi-las, as Afonsinas, que voltam este ano. Não perdemos por esperar.

Guimarães tem características próprias, das quais a autenticidade dos seus nados e criados é talvez a minha preferida. Até ao futebol, o serem do Vitória muito antes de qualquer simpatia por um dos três grandes habituais, ajuda a perceber como o ser vimaranense é ser diferente. Ainda no mês passado tive a honra de ser convidado para a Gala do Vitória e fui testemunha privilegiada desse sentir único por este clube. Que só não percebe quem nunca teve a sorte de passar umas horas em Guimarães.

Antigo Nora do Zé da Curva
Como é normal em casas destas, o dono recebe-nos à porta, diz-nos o que tem e o melhor é seguir os conselhos.

Quando digo que este restaurante tem a marca afonsina é isso que quero dizer: tudo o que lá nos espera, da comida ao espaço, passando pelo serviço e pela hospitalidade bem disposta da dona da casa, é de uma autenticidade comovente! Sempre me senti em casa no berço da nação, mas não tendo eu noras, até porque só tenho uma filha e ainda nova, sinto também esta Nora como parte da família.

Como é normal em casas destas, o dono recebe-nos à porta, diz-nos o que tem e o melhor a fazer é seguir os seus conselhos. Embora fosse ougado com o coelho, logo que ele mo tirou da ideia e entre as pataniscas de bacalhau e o cabrito assado com arroz de miúdos e grelos salteados, saí de lá no ponto rebuçado para atacar a noite afonsina sem medo de desfalecer. Para quem gosta de inovar nas rabanadas, também recomendo que as peçam.

Quando amo um restaurante de uma terra pela qual estou apaixonado, tento sempre sair de lá com uma certeza do que lá vou provar da próxima vez que lá for.

Foi assim também no Antigo Nora do Zé da Curva: se desougar de vez do coelho, há uma massa à lavrador que ficou a olhar para mim… e eu a sonhar com ela.

RESTAURANTE
Antigo Nora do Zé da Curva

Viela das Traseiras,

Rua de Stº António

Guimarães

Partilhar